segunda-feira, junho 26, 2006

Cozido Português

COZIDO PORTUGUES
Ingredientes
1 1/2 kilo de carne bovina (peito ou outra carne de 2ª.)
2 lingüiças calabresa
½ kilo de lingüiça fininha
250 gramas de bacon
2 paios
300gramas de lombinho dessalgado
300gramas de carne seca dessalgada
200 gramas de orelha de porco dessalgada
1 chispe dessalgado
3 cenouras
1 chuchu
1 kilo de batata inglesa
½ kilo batata baroa
½ batata doce1 repolho
3 cebolas inteiras
½ kilo de jiló (opcional)
4 espigas de milho verde
4 folhas de louro
Manjericão à gosto
Alecrim à gosto

Modo de Fazer
Tempere a carne com alho, sal, pimentinha, 1 pitada de noz moscada, vinagre ou vinho. Cozinhe em separado as carnes salgadas, a orelha, o chispe, e a carne seca em pedaços grandes, menos o lombinho e as lingüiças e os paios. Em uma panela de pressão,refogue em óleo de soja e cozinhe a carne com o bacon e as folhas de louro.Coloque bastante água, um pouco a mais que do costume.
Retire a carne cozida.
Corte os legumes em pedaços grandes, o milho em 2 pedaços e o repolho em 3 pedaços (bem grandes), as batatas se pequenas inteiras, a cenouras em metades, o chuchu inteiro, os jilos inteiros, as cebolas inteiras.
No caldo que obteve do cozimento da carne, coloque estes legumes e as lingüiças, paios e o lombinho cortado em pedaços não muito grande, para cozinhar tudo junto. Acerte a água.

Provavelmente não caberá na panela de pressão, coloque em uma panela maior, com bastante água. (A água resultante deste cozimento será aproveitada para fazer o pirão).
Corte a carne cozida em pedaços e reserve.
Quando tudo estiver cozido, escorra e reserve a água. Coloque em uma travessa os legumes e em outra a carne e as lingüiças. Faça o pirão com o caldo do cozimento dos legumes, carnes e lingüiças.
Coloque o caldo em uma panela e aumente com mais água. Acerte o sal de coloque para ferver. Coloque uma porção de farinha desmanchada em água fria nesta água fervente e mexa bem para não empelotar.
Verifique o sal e se não estiver salgado, coloque 2 tabletes de caldo de carne ou de galinha. Deixe cozinhar.
Sirva este cozido com arroz branco e o pirão.

Nenhum comentário: