sábado, fevereiro 11, 2006

Bacalhau

Uma pequena dica para demolhar o bacalhau. Sou esposa de portugues e lá na Santa terrinha aprendi com minhas cunhadas a forma correta de demolhar o bacalhau.
Lava-se o bacalhau cortado em postas. Coloca-se em uma vasilha ( eu coloco na gaveta da geladeira) com bastante água, até cobrir todo o bacalhau.
Leva-se à geladeira, e troca-se a àgua umas 03 vezes, durante 24 horas. Sempre dentro da geladeira.
Como sou diabética, hiper tensa, e outras coisitas mais, faço da seguinte maneira para retirar bastante o sal: coloco na gaveta da geladeira e troco a água uma vez ao dia, durante 04 dias. Fica ótimo, quase sem sal.

Para se fazer o bacalhau cozido, ferve-se primeiramente a água, depois coloca-se o bacalhau na panela para cozinhar por uns 05 a 10 minutos. Não deixe amolecer muito.

Se quiser que a carne fique bem branquinha, cozinhe com leite, ou deixe de molho no leite por umas 02 horas, depois seque e faça a sua receita.

Para o bacalhau gratinado, depois de colocar no refratário, depois de colocar o molho branco e antes de colocar o queijo , bate ligeirante alguns ovos e derrame por sobre o preparado e aí sim, coloque o queijo e... forno nele. Bom apetite!!!

Um comentário:

Ester Kelly disse...

Raquel, gostei dessa receita...por favor publique a receita da sopa de cebola que voce faz, é uma delicia...me deu até agua na boca...um beijo....estou melhorando...semana que vem estarei escrevendo pessoalmente...hoje foi o Claudio que escreveu para mim....um beijo...Te amo...Ester.