domingo, fevereiro 19, 2006

Peixes

Dicas:
Para fazer um peixe cozido ou assado, não coloque o limão no tempero ou mesmo para lavar. Ao finalizar o prato, coloque o limão, e azeite.
Para cozinhar o peixe, faça o molho de sua preferência e com o molho pronto e fervendo coloque as postas do peixe. O peixe fica bem mais suculento.
O limão endurece a carne do peixe, e se colocar o peixe junto com os ingredientes frios ou cru, o peixe perde muito líquido.

Para fazer um peixe frito bem crocante, tempere o peixe a seu gosto (tem pessoas que não colocam alho no tempero do peixe... eu coloco pois não dispenso esse tempero). Não coloque limão e sim leite. Deixe um pouquinho no tempero e no leite, depois escorra os líquidos e passe na farinha de trigo ou na farinha de milho. Esquente bem a frigideira, coloque o óleo para fritar, deixe esquentar bem. Se gostar coloque alecrim desidratado junto com o óleo e deixe esquentar bem, aí sim, frite as postas.

O leite de coco também é delicioso para fritar o peixe, substitui o leite.
Para fazer filés de peixe, tempere (sem o limão), coloque um pouco de leite de coco o quanto queira. Bata bem os ovos, tempere os ovos com um pouco da sal, pimenta do reino, orégano.
Passe os filés na farinha de trigo, nos ovos e de novo na farinha de trigo. Deixe a frigideira esquentar, o óleo esquentar e aí então frite os filés. Escorra em papel absorvete.
(Esta dica é de uma culinarista responsável por um restaurante típico de Barra de Guaratiba.)

Nenhum comentário: